NOSSOS BLOG'S

BLOGS: * das Xerifas - FORASTEIROS: * Tradição
Aqui, quando mortos, viveremos, quando mudos, falaremos.

domingo, abril 10, 2011

Organização e história são bons assuntos

Neste ano completamos oficialmente 16 anos de "forasteiros", nos moldes existentes, sempre gostei da história que cerca as coisas, sociedades etc., vou , nas próximas postagens úma homenagem as pessoas que viveram a nossa desde o inicio, fazendo sempre uma analogia com um assunto que gosto, o Cardinalato, relembrara os fatos, que me foram passados e portanto, vocês poderão me ajudar eu editarei depois de pesquisar as novidades.

Todos sabem que introduzi um tipo de hierarquia dentro dos " Forasteiros" que não é para delimitar atitudes ou limitar expressões, e sim homenagear as pessoas que estão fazendo o "Forasteiros", acho que todos entenderam, o porque dos "Cardeais".

Houve um momento em que para se fazer qualquer coisa, em termos de descisão estava dificil ,a opção era todos votarem, em todos os assuntos (aproximadamente até 2007), então falei que Democracia demais as vezes prejudica e transforma tudo em reunião, e demora as ações, sendo que uma pessoa com voto contrário tornaria um debate interminável.

Penso que temos uma história a Zelar e levar adiante com organização então procurei uma hierarquia.

Militar ? (general, coronel, tenente) não, corresponderia ao autoritarismo e o de patente maior não pode ser contestado.

Politico? (senador, dep. federal., dep. estadual) acho que também não, ninguém resolve, quase todos se locupletam e é sinõnimo de falta de ética.

Então procurei a hierarquia Religiosa, que representa, em tese, a congregação, a união, com suas jurisdições em que um cardeal não é soberano, mesmo em relação aos bispos mas é respeitado por sua historia e considerado assim, com jurisdições, e somente o Papa é que é infalível (o que não temos). Os cardeais (na realidade) é um colegiado que discute as decisões, coordenados pelos mais antigos, sempre preservando opiniões, procurando o consenso, aconselham os bispos, que tem suas jurisdições, ou seja é uma hierarquia de respeito e responsabilidade, coordenadas pelas prefeituras de Roma (são cardeais da Curia, tipo de ministério do Papa). Os cardeais também podem ser Arcebispos (tipos de govenadores com comando direto nas paróquias).

Com esta comparação, alegre e despretensiosa, penso em fazer uma homenagem aos católicos e também estabelecer uma "certa", base de relacionamentos nas diversas fases que passa os participantes dos Forasteiros. Não penso que todos concordarão ou levarão ao pé da letra, também não tenho procuração, dos que considero cardeais para faze-lo, acho que, provavelmente alguns passarão a Cardeal (talvez após 20 anos de convivio ininterrupto, com atitudes e colaboração ), outros poderão a passar bispos (talvez 10 anos com atitudes pró-ativas). Farei a relação que penso, quem não gostar peço desculpas, pois não quero ofender.

Esperem as próximas postagens: (1)Cardeal emérito : Zeca Bertoto, primeiro Decano do Cardinalato, (2)Cardeal Decano (atual) Clenir , (3)Cardeal Secretário, Chico (parecido com um primeiro ministro). (4) Cardeal prefeito dos assuntos de costumes e comportamentos dos Forateiros Miguel Balin, finalmente o (5) Cardeal Patrão Tradicionalista, Celso.

Um comentário:

Léo J Philippsen disse...

Êba. Que bom. Acho muito legal tudo isso Hélvio. Só não sei por que, todas as vezes que leio e penso no assunto (tempo que nos reunimos como Forasteiros), fico com aquela sensação que deixamos de fazer muito mais do que fizemos.

Arquivo do blog